A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. O especialista nessa área é chamado de ortodontista.
Prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis, os aparelhos ortodônticos possuem diferentes modelos e funções para corrigir problemas de má oclusão.
Esse é o tipo de aparelho mais comum , Consiste em braquetes, tubos, bandas, fios e borrachinhas . Os fios ortodônticos são fixos por elásticos os quais podem apresentar cores vivas e também cores mais discretas.
Esse aparelho ainda é muito utilizado por apresentar um custo mais acessível .
O aparelho auto ligado é um tipo de dispositivo ortodôntico no qual o braquete usado possui características especiais.
Esse dispositivo tem uma “porta” que prende o fio ortodôntico, não necessitando assim das borrachinhas que o aparelho tradicional utiliza.
Dentre as vantagens do sistema bráquetes autoligados e fios ortodônticos especiais, menor tempo de tratamento. Além disso, o aparelho não mancha, pois não existem as borrachinhas.
Para muitos pacientes, ter o sorriso metálico é uma opção nada satisfatória.
Pensando nisso, foi desenvolvido o modelo estético, que promete uma maior discrição para o sorriso.
A origem do aparelho ortodôntico de safira se deu a partir da revolução tecnológica que o ramo da odontologia sofreu durante os últimos anos.
Os bráquetes do aparelho de safira, as pequenas peças acopladas aos dentes, possuem um grau tão alto de translucência, que eles chegam a ser quase que completamente transparentes na boca da pessoa.
Além disso, os contornos de forma arredondada e super polidos, tornam o processo de adaptação do aparelho muito mais fácil e confortável para o paciente.
O aparelho invisível trata-se de uma série de alinhadores em sequência, transparentes e confeccionados com base na dentição do paciente. É totalmente imperceptível.
Por ser uma moldeira, ele pode ser retirado a qualquer momento, gerando mais conforto e comodidade ao paciente , corrigem satisfatoriamente os casos menos complexos.
Misturando a comodidade e beleza , o aparelho transparente acaba sendo a melhor opção custo-benefício para quem deseja discrição no tratamento ortodôntico.