• cirurgia
  • cirurgia
  • cirurgia
  • cirurgia
  • cirurgia
Perguntas mais frequentes
Tire suas dúvidas, será um prazer atendê-lo.

Telefone
(041)* 3056-6500

WhatsApp da Odontoville
(041)*99889-9489
Seg à Sex - Horário Comercial

Atendimento somente particular
Não atendemos convênios



Sobre o uso de sedação com óxido nitroso (cheirinho) em crianças e bebês para tratamento dentário
Fonte: OdontoVille Pinhais - 30/04/2014 - 11h54min
Sobre o uso de sedação com óxido nitroso (cheirinho) em crianças e bebês para tratamento dentário

 

 

Normalmente, a criança que irá ser submetida a  tratamento dentário em consultório de Odontopediatria passa por  um condicionamento de seu comportamento  para que seus dentes sejam tratados com  o máximo conforto, de acordo com as características de sua  idade.

Quando esse condicionamento não for o suficiente para que o tratamento de cáries ou de canais, por exemplo, aconteça de forma satisfatória, muitos pais e até mesmo profissionais (médicos e dentistas)  pensam que a única alternativa é sedar (sedação com óxido nitroso)  ou submeter essa criança a alguma forma de anestesia geral.

Como saber se meu filho pode e deve ser sedado com óxido nitroso para ter seus dentes tratados?
Muitos pensam que a sedação com óxido nitroso vai eliminar a necessidade de um condicionamento da criança.

Segundo  Ronald Seaman Penido, no artigo Uso do óxido nitroso em crianças e adolescentes (cheirinho)(http://www.abodontopediatria.org.br/uso_oxido_nitroso_criancas_adolescentes.pdf),  o uso do óxido nitroso, ou a técnica do cheirinho, como é conhecida,   “não deverá substituir, mas sim associar-se às demais técnicas de adaptação comportamental.”

Portanto, ninguém ficará “livre” do fato que a criança precisará sim ser condicionada para receber tratamento dentário, nesse e nos próximos tratamentos.

Normalmente os pais ficam tão preocupados com o que a criança poderá,  segundo sua imaginação ou experiência, ter que passar, que querem poupá-la de qualquer eventual “trauma”.

Segundo o mesmo autor, o uso de óxido nitroso tem como  base eliminar ou diminuir o medo dos procedimentos odontológicos, provocando na criança ou no adolescente uma sensação momentânea de bem estar e felicidade e também uma leve perda da noção  do tempo, produzindo uma resposta psicológica positiva, tornando assim  o tratamento mais fácil de ser realizado.

Em outras palavras, a criança não estará plenamente consciente do que acontecerá e ficará com uma reação de bem estar temporária provocada pelos medicamentos.

 

 
Compartilhar
Comentários
Nome Este campo é Obrigatório.
E-mail Este campo é Obrigatório.
Comentário Este campo é Obrigatório.
   
1


Redes Sociais
Acompanhe-nos no Facebook e Instagram

Unidade Jacob Macanhan

Av. Jacob Macanham , 3504
Jardim Claudia - Pinhais
41 3056 6500, 41 9 9889 9489, 41 3033 2021
clinica@odontovillepinhais.com.br
© 2011 - Todos os Direitos Reservados
Produzido por InovaSite